Um carro automático é aquele que dispensa o uso da embreagem, não havendo a troca manual das marchas. Como o nome indica, isso ocorre automaticamente, sem ação direta do condutor, conforme o veículo imprime velocidade.
O câmbio automático é mais complexo do que o câmbio manual. Ele funciona com um conjunto de discos – sendo que cada marcha representa uma quantidade de discos que se fecham.
Os discos funcionam junto com um conversor de torque, que acopla o motor à caixa de transmissão. Como ele desliza de forma mais lenta do que o acoplamento de uma embreagem, o carro leva mais tempo nas passagens de marchas.
O câmbio automático de dupla embreagem, como o próprio nome já diz, utiliza duas embreagens que atuam no lugar do conversor de torque. Um grande disco de embreagem aciona as marchas pares e a marcha ré, enquanto outro menor aciona as marchas ímpares.
Com a utilização desses dois discos, enquanto uma marcha está engatada, a próxima já está pré-acionada – reduzindo o tempo gasto na troca das marchas.
O CVT – Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável) não trabalha com engrenagens ou discos – fazendo uma ligação direta entre o motor e os eixos.
Como não existem marchas pré-definidas, o motorista não percebe a mudança de uma para outra, e a transmissão está sempre na faixa de aproveitamento máximo do motor.
Na Alternativa Automáticos nós realizamos o conserto e manutenção do câmbio automático, automatizado e cvt. Somos especialistas, garantindo um ótimo serviço prestado feito para durar. Aqui você pode confiar.