CÂMBIO AL4 PEUGEOT E CITROEN
O câmbio automático AL4, fabricado pela Peugeot, foi lançado no mercado nacional no ano de 2001 e trata-se de um câmbio de 4 velocidades. Ele é muito utilizado nos Citroens, Peugeots e nos Renaults.
O AL4 ainda apresenta gerenciamento eletrônico que funciona por meio de um módulo exclusivo para realizar o controle de seleção de marchas. Ele se adapta ao estilo de direção do motorista. Na grelha da alavanca de mudanças, o condutor pode escolher as alternativas P (Parking), N (Neutro), R (Reverse) e D (Drive).
Principais características
O câmbio AL4 apresenta uma série de benefícios que tornam o ato de dirigir mais confortável e leve. No entanto, nem tudo é uma maravilha no universo dos câmbios automáticos, pois ele também traz algumas desvantagens.
Alguns exemplos disso são alguns trancos quando é feita a troca da primeira marcha para a segunda. Ele também entra em emergência na terceira marcha quando tem fuga de pressão.
O câmbio AL4 utiliza um fluido de transmissão considerado caro. Sendo assim, pelo fato dos motoristas não costumarem trocar o fluido desse câmbio, a vida útil dele se torna mais curta. O óleo retirado da caixa não pode em hipótese alguma ser reutilizado. Por isso, o procedimento mais recomendado em tal situação é descartá-lo de maneira correta para não agredir o meio ambiente.
Para garantir uma troca segura e correta do óleo, o ideal é levar o carro em uma oficina mecânica da sua confiança.
Sinais de problema no câmbio AL4
Os primeiros indícios de que algo não vai bem com o câmbio AL4 podem ser detectados facilmente pelo motorista. Sendo assim, veja abaixo algumas das principais falhas do câmbio AL4.
Trancos
A partir do momento em que o condutor notar que o carro apresenta trancos na hora da troca de marchas, isso é um sinal claro que o sistema do câmbio não está operando de maneira adequada.
Uma das causas deste problema ocorre na cinta de frenagem, pois o desgaste desta peça faz com que não seja possível travar o conjunto do redutor planetário. Essa condição obriga o câmbio a trabalhar acima do seu limite, ocasionando o desgaste prematuro das peças.
Carro patinando
Se o veículo começar a patinar e apresentar leve perda de tração nas arrancadas e nas trocas de marcha, isso já é sinal de um defeito mais sério.
Quando o carro apresenta esse comportamento, isso é uma indicação que os componentes internos já apresentam desgaste e apenas uma revisão completa da caixa de câmbio pode sanar o problema.
Luzes acesas no painel
Quando há algum problema afetando o câmbio AL4, luzes de alerta se acendem no painel do carro. Fique atento!
Ocorrência do chamado “derrame”
Outra falha bastante comum no câmbio AL4, quase tão frequente como o das cintas e das válvulas solenoides, é o que ocorre com as peças conhecidas como anéis de vedação.
Essas aos poucos começam a perder a capacidade de vedar e com isso é detectado um problema conhecido como ‘derrame’. Ele é basicamente um vazamento na parte interna da transmissão e demanda a reposição de um novo kit de vedação.
Entra no modo de emergência
Quando o câmbio só consegue engatar na terceira, há a probabilidade de existir falhas no fluido e em outros componentes de sistema.
Algumas dessas falhas podem desaparecer quando o motorista desliga e liga o carro novamente. Contudo, mais tarde esses defeitos são detectados de novo.
Citroen C4 Pallas:
Citroen C4:
Peugeot 307:
Buscando por uma oficina especializada em conserto, reparo e manutenção de câmbio AL4?
CONTE COM A ALTERNATIVA AUTOMÁTICOS!