CÂMBIO DUALOGIC
O Câmbio Dualogic surgiu no ano de 2008, sendo que o modelo pioneiro a adotá-lo foi o Fiat Stilo.
Esse câmbio apresenta um mecanismo de troca de marchas muito semelhante ao de um automóvel manual, contudo, ele oferece recursos que possibilitam a ausência do pedal de embreagem. Desse modo, o câmbio Dualogic está apto a funcionar de dois modos, um deles é o manual, em que o motorista solicita diretamente a troca de marcha por meio do acionamento do joystick ou das borboletas colocados no volante. Já o outro modo é conhecido como Auto. Nessa modalidade o sistema tem autonomia para optar quando é necessária a realização da mudança de marcha.
Além disso, para se dar bem na hora de dirigir um carro com esse câmbio automatizado, é bom conhecer algumas siglas próprias do Dualogic:
– R: É a inicial para Reverse. Ela é a marcha ré do câmbio Dualogic.
– N: É a inicial para a palavra Neutral. Ela é utilizada para manter o carro no chamado “ponto morto”.
– M: É a letra que denota o modo manual desse câmbio. Por meio dela o motorista é quem coordena as trocas de marcha. Nesse caso, a posição “+” representa a subida para as marchas mais altas, já o símbolo “-” representa a redução.
– D: É a inicial para o Modo Drive. Por meio desse modo, o veículo efetua sozinho as trocas de marcha.
Vantagens do Câmbio Dualogic
Simplicidade: Não é difícil guiar um carro que utiliza esse sistema. Todos os seus mecanismos são fáceis de serem assimilados e, em pouco tempo, o motorista estará habituado a esse formato.
Conforto ao dirigir: Não é difícil guiar um carro que utiliza esse sistema. Todos os seus mecanismos são fáceis de serem assimilados e, em pouco tempo, o motorista estará habituado a esse formato.
Agilidade: O câmbio automático possibilita uma condução segura, pois as marcas se encontram previamente engatadas. Isso torna as trocas de marcha mais rápidas e precisas.
Versatilidade: O câmbio Dualogic permite que o motorista possa guiar o veículo utilizando tanto o modo manual como o automático. Tal vantagem não significa apenas liberdade de escolha, mas sim opções para diferentes situações.
Baixo custo de manutenção: Se economizar é a palavra do momento, o câmbio Dualogic aparece como uma boa alternativa, pois a performance dele depende de um mecanismo que possui características simples e, consequentemente, mais baratas.
Sinais de problema no Câmbio Dualogic
Apesar das nítidas vantagens, também é importante ficar de olho nos possíveis defeitos que o câmbio Dualogic pode apresentar no decorrer do tempo.
Uma das falhas que mais aparecem nesse tipo de sistema é o vazamento de óleo no sistema hidráulico. Quando surge esse defeito, as marchas não engatam e o veículo fica parado. Para sanar esse defeito, é necessário remover o sistema Dualogic, fazer a substituição das vedações internas da robótica e trocar o óleo por completo.
Outro possível problema é a queima do motor elétrico e quando isso ocorre as marchas também não engatam. E isso pode ser causado, por exemplo, por perda de pressão do sistema elétrico, ou vazamento da bomba mecânica.
Fiat Linea Sistema Dulogic
Veículo veio de outra oficina com a montagem incorreta da robótica. Dessa forma, danificou o motor elétrico, sensor de seleção e solenóide. Fizemos a substituição dessas peças e a revisão da robótica.
Procure sempre uma oficina especializada com profissionais capacitados para executar o serviço!
Fiat Linea:
Fiat Bravo:
Fiat Bravo:
Fiat Palio:
O carro estava caindo em neutro (N) e foi necessário fazer a revisão da robótica do sistema Dualogic: abertura do sistema na bancada, limpeza, troca do óleo da robótica e das vedações.
Somos uma oficina mecânica especializada em câmbio automático e automatizado.
Buscando por uma oficina especializada em conserto, reparo e manutenção de câmbio Dualogic?
CONTE COM A ALTERNATIVA AUTOMÁTICOS!